Marca Instituto Abrate

PESQUISA E INTELIGÊNCIA DE DADOS

Panorama da Gestão de PD&I no Setor Elétrico

Contribua com o maior mapeamento de iniciativas de inovação no setor elétrico até 22 de agosto de 2025.

relatorio

CONSTRUINDO O FUTURO

O Instituto ABRATE, em parceria com a ABGI Brasil, está conduzindo um estudo inédito. Suas experiências podem ajudar na transformação e no aprimoramento das ações para o setor!

Nosso objetivo é identificar as melhores práticas e os principais desafios relacionados ao Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da ANEEL — incluindo o ciclo PEQUI 2024–2028, bem como às demais iniciativas de inovação desenvolvidas pelas companhias do setor elétrico.

Ao final, você terá acesso a um relatório completo, com insights sobre como os principais players do setor estruturam suas equipes, processos e projetos de inovação, incluindo iniciativas desenvolvidas no âmbito do investimento obrigatório da ANEEL, para apoiar suas decisões estratégicas.

Vamos juntos impulsionar o futuro do setor elétrico brasileiro.

Indique seu interesse em participar, preenchendo o formulário com seus dados:

CONTEXTO SETORIAL

O setor elétrico brasileiro é reconhecido como referência em relação à sua matriz energética renovável e ao desenvolvimento de soluções energéticas limpas. Entretanto, gostaríamos de entender melhor como as empresas têm estruturado suas estratégias de inovação, práticas e parcerias para geração de valor, atendimento às diretrizes da ANEEL e ações para impulsionar a transformação do setor.

O desenvolvimento desse estudo, será norteado pelos seguintes eixos direcionadores:

Gestão de Programas de PD&I

Uso de softwares

Método de definição das estratégias de PD&I

Critérios para gestão de portfólio

Investimento em projetos de PD&I

Propriedade Intelectual e Royalties

Engajamento do corpo técnico

Comunicação/Marketing

Inovação Aberta

Outros fomentos utilizados pelo setor

Perfil dos parceiros de PD&I

Intraempreendedorismo

Os resultados deste levantamento irão apoiar as empresas participantes na estruturação interna necessária para aprimoramento da gestão do Programa de PDI ANEEL e demais iniciativas de inovação, por meio de recomendações práticas sobre inovação, recursos, equipamentos e ferramentas.

O estudo ainda facilitará o intercâmbio de informações e o estímulo a parcerias, promovendo um ambiente mais colaborativo e preparado para os desafios da inovação no setor elétrico.

BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS

Além de contribuir para o fortalecimento do setor, as empresas participantes terão acesso a:

Relatório completo

Acesso ao Relatório de Inteligência completo sobre o cenário atual de PD&I no setor

Conteúdo extra

Acesso a um e-book com as oportunidades de incentivo e fomento para o setor de energia

QUEM PODE PARTICIPAR?

Qualquer empresa do setor elétrico, sejam associadas e NÃO associadas ao Instituto ABRATE. Por isso, contamos com você para construir um panorama ainda mais completo.

A pesquisa possui duas etapas, um questionário quantitativo e uma entrevista qualitativa com líderes de inovação. Garantimos que todas as informações compartilhadas durante as entrevistas serão tratadas com absoluta confidencialidade e não serão divulgadas a terceiros sob nenhuma circunstância. Todos os dados serão analisados de forma agregada para composição do relatório.

Algumas das empresas associadas convidadas a participar:

Associadas abrate

POR QUE PARTICIPAR?

lampada

Apoiar a iniciativa

Contribuição ativa para o maior levantamento sobre inovação e PD&I do setor elétrico.

Obter Insights direcionadores

Acesso ao relatório final com informações estratégicas, que subsidiará sua a tomada de decisão para o aprimoramento da gestão interna e o planejamento de novas iniciativas.

Benchmarking nacional

Compreensão do cenário setorial, possibilitando a visualização do nível de maturidade das empresas brasileiras em relação à sua atuação no ecossistema de inovação.

Apoiar ao setor

Fortalecimento do setor, contribuindo para um panorama mais claro para a melhoria das políticas públicas.

SOBRE A ABRATE

A Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (ABRATE) é uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída por empresas concessionárias e outorgadas de transmissão de energia elétrica.

SOBRE O iBRATE

O Instituto ABRATE de Energia (iABRATE) visa a realização de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de  conhecimentos técnicos e científicos relacionados à transmissão de energia.

SOBRE A ABGi Brasil

ABGi Brasil é o parceiro estratégico da
ABRATE para a relização da pesquisa
Panorama da Gestão do Programa de
PD&I da ANEEL. A ABGi é uma consultoria
global com foco em inovação, estratégia,
fomento e eficiência operacional.

PERGUNTAS FREQUENTES

O que é este estudo?

É uma pesquisa de levantamento de dados com empresas do setor elétrico com o objetivo de entender os desafios e as boas práticas de inovação (incluindo o PDI ANEEL) adotadas pelas companhias do setor. Essa iniciativa foi idealizada e organizada pelo Instituto ABRATE e operacionalizada pela ABGi Brasil.

Podem participar representantes das empresas do setor elétrico que se envolvem na gestão de projetos de inovação e/ou do PROPDI da ANEEL e demais ações de inovação, tais como gestores de inovação e projetos, gestores financeiros, analistas de incentivos, entre outros. Convidamos a participação de todas as empresas do setor, mesmo que não sejam associadas do Instituto ABRATE.

Após preencher o formulário, a equipe ABGi Brasil entrará em contato por e-mail ou telefone. A metodologia de desenvolvimento do estudo está estruturada em duas etapas principais:

1- Entrevistas qualitativas com líderes de inovação
Serão realizadas entrevistas com os pontos focais das companhias participantes, com o objetivo de identificar boas práticas relacionadas à gestão dos projetos de inovação (incluindo o PDI ANEEL), bem como ações voltadas ao ecossistema de inovação. Essa etapa também visa mapear os principais desafios técnicos e tecnológicos enfrentados pelas empresas tanto na definição e execução de suas estratégias de inovação quanto na condução dos projetos regulados.

Duração das entrevistas: 1 hora e 30 minutos.

2- Aplicação de questionários quantitativos
Com base nos eixos direcionadores do estudo, serão enviados questionários estruturados para coleta de informações quantitativas, fundamentais para a realização de análises comparativas e assertivas sobre a atuação das companhias no setor.

Tempo estimado de preenchimento do questionário: Entre 12 e 15 minutos.

Destaca-se que é fundamental a participação da empresa nas duas etapas. Não há uma ordem obrigatória entre elas, podendo ser realizadas de forma alternada conforme a disponibilidade dos participantes.

Não. A participação e o acesso aos benefícios são totalmente gratuitos.

Para esclarecer quaisquer outras questões, entre em contato com Lucas Saraiva da ABGi Brasil pelo e-mail: contato@abgi-brasil.com ou telefone (31) 3337-7418.

Apoio: