O curso “Boas Práticas de Gestão e Auditoria de Projetos de PD&I ANEEL” capacita profissionais do setor elétrico a estruturar, executar e acompanhar projetos de PD&I em conformidade com as exigências regulatórias da ANEEL.
Aborda a formulação de projetos, definição de metas, TRL, orçamentos e governança, além das boas práticas de documentação, prestação de contas e preparação para auditorias.
Com base em casos reais, o curso contribui para a redução de riscos regulatórios, prevenção de glosas e aprimoramento da qualidade dos projetos de PD&I.
Descontos: 10% para associados da ABRATE e Instituto ABRATE.
Gerir projetos de PD&I no ambiente regulado pela ANEEL exige gestão estruturada, visão de produto e segurança regulatória. Este curso foi desenvolvido para apoiar profissionais na organização e condução de programas e projetos de PD&I de forma consistente e alinhada às exigências do regulador.
O curso aborda boas práticas de gestão, desde a estruturação dos projetos até o acompanhamento e encerramento, desenvolvimento de produtos no contexto de PD&I, com foco em entregáveis claros e auditáveis, e auditoria, preparando os participantes para compreender critérios de avaliação, evitar não conformidades e reduzir riscos de glosas. A abordagem é prática, baseada em casos reais e situações recorrentes do setor elétrico.
PARTE I – Gestão dos Projetos de PD&I ANEEL (7h)
Módulo 1 – Fundamentos Regulatórios do PD&I ANEEL
Módulo 2 – Estruturação de Projetos de PD&I
Módulo 3 – Execução, Acompanhamento e Encerramento
Módulo 4 – Desenvolvimento de Produtos no Contexto de PD&Is ANEEL
PARTE II – Auditoria dos Projetos de PD&I (6h)
Módulo 5 – Auditoria no Contexto do PD&I ANEEL
Módulo 6 – Preparação para Auditoria e Prestação de Contas
Módulo 7 – Casos Reais e Análise Crítica
Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) em 2014, Mestre em Microeletrônica pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) em 1994 e graduado em Engenharia Elétrica pela EFEI (Escola Federal de Engenharia de Itajubá) em 1991. Profissionalmente atua como Analista de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Companhia Paranaense de energia – COPEL. Possui experiência como pesquisador na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Eletrônicos, Eletrônica Digital e Microeletrônica, tendo atuado como pesquisador no Instituto de tecnologia para o Desenvolvimento – LACTEC e Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer CTI, desenvolvendo pesquisas para o setor elétrico e em projetos de microeletrônica, respectivamente. Autor de vários artigos científicos sobre temas como desenvolvimento de tecnologias, modelos de desenvolvimento de produtos e inovação, bem como, de um livro sobre modelo de desenvolvimento de produtos orientado para projetos do programa de PDI do setor Elétrico Brasileiro. Também é coautor de diversas patentes de invenção depositadas junto ao INPI.